domingo, 17 de maio de 2009

DICAS GRAMATICAIS - CONCORDÂNCIA VERBAL

Com que termo concorda o verbo?

Por Thaís Nicoleti

"Cerca de 80% do aumento de artigos anunciado pelo ministro Haddad advieram de um setor em que o governo federal investe de forma absolutamente inexpressiva."

A frase é longa, seu sujeito é formado da expressão "cerca de" seguida de um número que expressa porcentagem - este, por sua vez, seguido de um substantivo seguido de outro. Está dada a situação propícia à confusão. Afinal, com que termo deve o verbo concordar?

O núcleo do sujeito é a expressão numérica (80%), o que, em princípio, levaria o verbo para o plural. Ocorre, entretanto, que, nos casos em que a porcentagem é seguida de especificador, é com este que o verbo concorda. Por certo, a dúvida do redator se instalou por causa da sequência "aumento de artigos" (que, aliás, deveria ser "aumento do número de artigos", uma vez que se fala em quantidade, não em tamanho).

Num caso como esse, o verbo não concorda com o substantivo mais próximo dele, como poderia parecer, mas com o termo que especifica a porcentagem, que, na frase acima, é "aumento". Foi o aumento do número de artigos (científicos, publicados em revistas) que adveio de um setor em que o governo pouco investe (as instituições de fomento à pesquisa científica).

Veja, abaixo, o texto corrigido:

Cerca de 80% do aumento do número de artigos anunciado pelo ministro Haddad
adveio de um setor em que o governo federal investe de forma absolutamente inexpressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário