sábado, 23 de maio de 2009

GREVE DOS PROFESSORES - ENTREGAR AS ARMAS JAMAIS.

Professores em luta


A política educacional levado a cabo pelo governo do Estado do Ceará, não apenas se opôs a urgente implantação do Piso Nacional dos Professores, como também dificultou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria. Além disso, empurrou a realização de concurso público o quanto pode e transformou a progressão horizontal (mudança de nível profissional) em um abono provisório. Tudo indica que estamos em marcha ré, com baixos índices de aprendizado e olhos em um futuro incerto.
Por isso mesmo, os professores do Estado do Ceará continuam em sua busca por melhores condições salariais e de trabalho também. Atualmente, existem escolas públicas funcionando com mais de 60% do seu quadro de profissionais em caráter temporário. Sem expectativa de concurso público, e impossibilitados de exercerem, com plenitude a sua função, eles temem a substituição em virtude da greve e a pressão exercida por alguns diretores.
Quanto aos laboratórios, há uma estrutura física razoável, mas sem assistência técnica equivalente. No caso da Área de Humanas, há mais tempo exigido para a burocracia escolar do que na busca de recursos didáticos e em pesquisa de campo. Para muitos professores, faltam condições para as muitas atividades voltadas a compreensão da nossa realidade, a reinvenção da cultura regional e a promoção do meio ambiente. Nas escolas conhecidas, há sempre algum exemplo de sala desconfortável, superlotada e agitada, sem a necessária participação dos pais.
Os professores não podem responder por tantos desafios e a falta de uma negociação satisfatória por parte do governo, só agrava a situação vivenciada por tais profissionais e pelos estudantes que bem representam o futuro. A aprendizagem está baixa e a tendência não é melhor, cabe aos estudantes mais conscientes participarem da greve geral ou estudarem em casa com afinco. Até porque, uma trajetória é construída com um passo após o outro e os frutos dessa busca constante só o tempo nos revelará.
Segunda-feira (25 de maio), às 8 horas, haverá a terceira assembléia geral. O evento será na EEFM Teodorico Teles de Quental e a participação de alunos é importante para a construção da cidadania.

Atenciosamente,
Eldinho Pereira
Professor do Liceu do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário