sexta-feira, 22 de maio de 2009

INFORMÁTICA É A ÁREA MAIS PROCURADA

Quase metade dos alunos de qualificação profissional escolhe informática

Destaque da área de informática foi maior na Região Norte, diz pesquisa.
Dados referentes a 2007 foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira.

Do G1, em São Paulo

saiba mais


Das 4,9 milhões de pessoas que frequentam cursos de qualificação profissional no país em 2007, 45,5% optam pelo curso de informática. A área de comércio e gestão também se destacou no segmento de qualificação, registrando 11,5% da procura.

“Isso mostra que a tecnologia está atraindo cada vez mais pessoas, que querem conseguir entrar no mercado de trabalho”, afirma o economista do IBGE William Kratochwill.

Os dados são referentes a 2007 e fazem parte do estudo “Aspectos Complementares da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional”, divulgado nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Educação. A pesquisa é um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2007).

Do total de pessoas que frequentava algum curso de educação profissional na ocasião do levantamento, 80,9% estavam no segmento da qualificação profissional e 17,6%, do curso técnico de nível médio. Em todo o país, os dados apontam para uma maior participação das instituições públicas e privadas que oferecem cursos de qualificação profissional, com relação às instituições do Sistema “S”.

As instituições do chamado Sistema “S” são o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Fundo Aeroviário - Fundo Vinculado ao Ministério da Aeronáutica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Social de Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Perfil do aluno de qualificação profissional

O levantamento aponta que as mulheres são maioria entre os alunos dos cursos de qualificação: representam 55,7% dos estudantes. Mais de 69% das pessoas que frequentam as aulas optam pelos cursos diurnos.


Vale destacar que cursos que não exigiam, em 2007, nenhuma escolaridade foram os mais procurados, sendo escolhidos por 45,1% dos alunos. Do total de pessoas que frequentavam o curso durante o dia, 47,7% concentravam-se em cursos sem exigência de escolaridade e, no caso dos cursos noturnos, 39,2%. Esse comportamento foi mais nítido no Nordeste, com 56,1% dos alunos diurnos e de 47,7%, dos noturnos.

No Brasil, verificou-se que cerca de 28,9% dos que frequentavam cursos de qualificação profissional pertenciam à faixa de rendimento mensal domiciliar per
capita de mais de meio a um salário mínimo.

FONTE: www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário